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Como age o óleo lubrificante no motor do veículo
Especialista desmistifica o assunto e dá dicas para assegurar desempenho de automóvel com uso dos produtos certos.
Parte essencial dos cuidados necessários para estender a vida útil do automóvel é ficar atento ao estado de conservação de seus componentes básicos, procurando entender como os produtos certos atuam e asseguram o funcionamento pleno do motor e dos sistemas hidráulicos e elétricos, por exemplo. Nesse sentido, vale lembrar que a troca de óleo regular é um dos procedimentos mais importantes para garantir o desempenho do veículo, uma vez que a lubrificação adequada atenua o atrito entre as peças dentro do motor.
Seguindo sempre as recomendações do lubrificante na hora da troca, é preciso observar, principalmente, a viscosidade SAE e o desempenho API, ACEA ou ILSAC do produto. A viscosidade do lubrificante pode ser identificada na embalagem do produto e normalmente é representada da seguinte forma: 0W-20, 5W-30, 10W-40, 20W-50, etc. Estes números correspondem à viscosidade tanto na partida (com o W) quanto na temperatura de regime de trabalho do motor (sem o W).
Pesquisas apontam que 75% do desgaste do motor ocorrem no momento da partida, em função dos poucos segundos que o motor trabalha a seco, sendo assim, é essencial que o lubrificante flua o mais rápido possível. Justamente por isto, é importante utilizar produtos com viscosidade menor no momento da partida. O óleo tem tendência a perder viscosidade com o calor, o que faz com que seja extremamente importante seguir as orientações recomendadas pela montadora. Quanto maior a numeração maior a viscosidade do óleo, e consequentemente, maior será a resistência à fluidez.
Os aditivos avulsos não são recomendados pelos fabricantes. O seu uso pode desbalancear a formulação do óleo, ocasionando fuligem, aumento do consumo de combustível e de contaminação do ar, e em casos extremos, lubrificação ineficiente do motor.
Durante o uso do veículo é normal também que o nível do lubrificante diminua com o tempo, pois no momento da lubrificação do pistão, um pequeno volume de óleo é queimado, juntamente com o combustível. Além disso, com a alta temperatura, ocorre uma perda por evaporação. O motorista, no entanto, não precisa se preocupar quando o lubrificante fica preto, isso é sinal de que está cumprindo corretamente a sua função, que é a de remover as impurezas do motor e deixa-las dispersas no lubrificante até o momento da troca. De modo geral podemos dizer que a coloração preta do lubrificante informa que o produto está sujo. É extremamente importante que a sujeira esteja no óleo ou no filtro e não na parede do carter ou canais do motor, para que não venha a causar problemas de funcionamento. Isto é sinal de que os aditivos detergentes e dispersantes estão realizando a sua função.
Você sabe a diferença entre óleos sintéticos e semissintéticos?
Aproximadamente 8% dos lubrificantes automotivos e industriais são 100% sintéticos, ou seja, elaborados com óleos básicos dos grupos III, IV, V e/ou VI.
O mercado de lubrificante sintético vem se expandindo a cada dia e continuará crescendo de forma constante, mas lentamente em função do custo. Estima-se algo em torno de 0,3% ao ano Market share global de lubrificantes. Os equipamentos e veículos modernos exigem performance cada vez melhores, que são alcançadas apenas com este tipo de produto.
Já o lubrificante semissintético nada mais é do que uma mistura de óleos básicos minerais com óleos básicos sintéticos. Obviamente o óleo sintético é mais caro, devido aos custos de produção, mas também de melhor performance em inúmeros aspectos. Por Lei, deve-se incorporar a mistura pelo menos 10% do óleo sintético, e na prática, a composição normalmente não passa de 30% de óleo sintético.
Portanto, podemos dizer que o óleo semissintético é uma ótima relação custo x benefício, com custo e desempenho intermediário.
É bom lembrar que devemos seguir sempre a recomendação do Manual do Proprietário antes de tomar uma decisão de compra.
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